terça-feira, 6 de agosto de 2013

Dia 6 - Aumenta a tensão entre Coreia do Norte e Coreia do Sul

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul disse que a Coreia do Norte disparou um míssil nesta segunda-feira de manhã e um segundo à tarde. Ambos foram lançados no mar na costa leste da Coreia do Norte, disse um funcionário do ministério.
Os lançamentos acontecem após mais de dois meses de ameaças da Coreia do Norte sobre uma guerra nuclear contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos se fosse atacada.
O Norte condenou os exercícios militares sul-coreanos realizados em parceria com os EUA, que terminaram no final de abril. A Coreia do Norte disse que se tratavam de um ensaio para um ataque contra seu território.
A tensão na península coreana segue desde o mês passado, após um agravamento da crise que teve início com a decisão da ONU de impor sanções contra Pyongyang (Coreia do Norte) em razão do terceiro teste nuclear realizado pelo país no mês de fevereiro.
A Coreia do Norte emitiu pelas semanas seguintes alertas diários de “estado de guerra” contra a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Desde então, a Coreia do Norte tem realizado lançamentos regulares de mísseis Scud de curto alcance, que podem alcançar alvos na Coreia do Sul.
Em dezembro o clima na região se agravou após lançamento, pela Coreia do Norte, de um foguete. Os Estados Unidos e os países aliados denunciaram que o lançamento seria o teste de uma tecnologia que poderia ser usada para ataques nucleares.
Nas turbulentas semanas seguintes, a Coreia do Sul anunciou que o Norte havia implantado lançadores de mísseis em postos da costa leste, de onde seria possível que um míssil Musudan de médio-alcance fosse lançado – equipamento que pode atingir até 3,5 mil km, faixa que inclui o Japão, os EUA e a ilha de Guam, no sul do Pacífico.


Ore para que Deus mova as circuntâncias na Coréia do Norte, de forma que caia o Comunismo nesta nação e o povo norte-coreano tenha liberdade de escolha.

Ore também para que os cristãos tenham liberdade para adorar ao Deus verdadeiro e evangelizar o seu povo.

Colaboração: Letícia Caroline de Oliveira (Curitiba, PR)


Fonte: Eleuza Brêtas para MCM