segunda-feira, 4 de abril de 2011

4º dia – O povo que vive em trevas físicas e espirituais

Olhando fotos via satélite da península de Han, onde se localiza a Coréia, pode-se constatar um fato curioso que ocorre no período de inverno durante a noite. Na parte sul da península aparecem grandes focos de iluminação, demonstrando o uso de lâmpadas elétricas nas cidades. Já no norte, existem apenas uns poucos pontos luminosos principalmente onde está localizado o centro administrativo da capital. No restante fica totalmente escuro. Já faz alguns anos que a falta de combustível tem feito com que quase todos os norte-coreanos fiquem sem luz durante o rigoroso inverno.

Nesta época, também, as famílias costumam dormir no chão para se aquecer, o sistema de aquecimento chamado “ondol”, que passa por baixo do assoalho das casas, antigamente era feito com combustível e expelido por tubos. Atualmente, com a escassez de combustível, o sistema foi modificado, hoje nos tubos do assoalho é bombeada água quente.

Numa época em que a tecnologia está extremamente avançada, situações como estas nos chocam. Precariedade, injustiça e má distribuição, realidades que fazem parte do dia a dia de milhares de pessoas no norte da Coréia.

Ore para que o povo norte-coreano se liberte de todas as trevas materiais e espirituais.