segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Dia 5 – Norte-coreanos sobrevivem com 200 gramas de alimento por dia

Um novo e, preocupante, relatório divulgado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) através do Programa Alimentar Mundial (PAM) mostrou que a situação de desnutrição da população norte-coreana é ainda mais alarmante, principalmente entre as crianças.

Uma comissão foi enviada para visitar províncias agrícolas, mercados e até hospitais para coletar informações. O resultado do relatório demonstra que a desnutrição infantil duplicou durante o último ano em todo o país. Mesmo a colheita tendo um pequeno aumento de produtividade, o quadro nacional de distribuição de alimento tem continuado precário e ainda faltará comida para boa parte dos norte-coreanos que já sobrevivia com apenas 200 gramas de alimento por dia, nos últimos cinco meses, ou seja, menos de um terço do valor adequado (uma pessoa comum come por volta de 300 gramas por refeição). Esse escasso alimento é fornecido pelo governo por meio de seu controvertido Sistema de Distribuição Pública.

Para contornar a situação, a população está tomando suas próprias atitudes. Arriscando não serem compreendidos pelas autoridades (já houve um caso em que uma mulher entrou duas vezes na fila do arroz e foi executada sumariamente). Ousadamente, os moradores das áreas urbanas estão organizando expedições às montanhas para coletar alimentos silvestres, ou ainda, comprando informalmente do produtor rural. Em outros casos, buscam auxílio de familiares que moram no campo.

No entanto, o relatório da ONU apresenta como solução a adoção imediata de métodos simples de agricultura de conservação, que se baseia na perturbação mínima do solo e rotação de culturas permanentes. De acordo com analistas, o território norte-coreano tem em potencial o rendimento de produção de 4,3 toneladas por hectare de alimento. E, isso daria para alimentar 60% dos vizinhos sul-coreanos. Apesar disso, atualmente somente 13% do território é usado para plantio.

Se não houver uma mudança drástica na forma de lidar com o assunto “agricultura” para o próximo ano, a situação ficará insuportável.

Aparentemente, o governo não se intimidou com o relatório. Recentemente foi anunciado que as questões militares receberam prioridade governamental.

Peça a Deus para que a fome diminua na Coreia do Norte e acabe a injustiça em relação ao uso da terra. Ore pela libertação definitiva da Coreia do Norte. Peça ao Senhor que aumente a ousadia, que já está acontecendo, entre o povo norte-coreano que o medo acabe e se inicie uma união entre o povo por todo o país.

Fonte: Asian Scientist via Coalizão Internacional para Impedir Crimes Contra a Humanidade na Coreia do Norte