quarta-feira, 18 de abril de 2012

4º DIA - A COREIA DO NORTE HOJE

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. Jeremias 29.11

Hoje a Coreia do Norte tem cerca de 24,5 milhões de habitantes, enquanto a Coreia do Sul, cerca de 50 milhões. O país é dividido desde a década de 1950 por uma zona desmilitarizada localizada no paralelo 38. O país continua fechado e hostil às ações do mundo externo, principalmente do ocidente.

Kim Il Sung, o “presidente eterno”, governou o país de 1945 a 1994, quando faleceu. Após sua morte, seu filho Kim Jong-Il o sucedeu no poder. Este, por sua vez, governou o país com mãos de ferro, isolando-o ainda mais do resto do mundo. No dia 17 de dezembro de 2011 Kim Jong-Il morreu, aos 69 anos, de ataque cardíaco, abrindo espaço para que seu filho Kim Jong-un assuma o controle do país. No dia 31 de dezembro de 2011 Kim Jong-Un foi nomeado o “comandante supremo” das Forças Armadas da Coreia do Norte, e, no dia 15 de abril deste ano, foi oficialmente nomeado como sendo o 1º presidente do país. A Coreia do Norte é hoje um dos países no mundo cuja população mais sofre com a desnutrição. O governo é constantemente acusado de violar os direitos humanos e, apesar de todos os bloqueios e sanções econômicas impostas por outros países, não há previsão de que sua política mude nos próximos anos.

Pedidos de oração

• Louve a Deus porque houve algum tipo de mudança política pacifica no país.

• Ore para que o governo de Kim Jong-un efetue mudanças significativas em benefício da população.

• Ore para que Deus use os cristãos norte-coreanos para a sua glória e para que, através de seu exemplo de fé e conduta, ocorram mudanças significativas no país.