quarta-feira, 25 de abril de 2012

11º DIA - POR DENTRO DA COREIA DO NORTE: A FOME


Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre. Este pão é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo. João 6.51

A fome é uma das principais razões pelas quais muitos norte-coreanos tentam fugir do país todos os anos. A fome de milhares de coreanos e a fuga desesperada de centenas deles para a China em busca de alimentos são tratados com muita propriedade por Paul Estabrooks, no livro Fuga da Coreia do Norte – Uma busca desesperada por alimento, amor e vida, publicado pela Portas Abertas Brasil em 2007.
No início da década de 1990, a Coreia do Norte sofreu uma intensa fome, que acarretou a morte de aproximadamente um milhão de pessoas, seguindo-se uma escassez de alimentos que ainda perdura. De 1999 a 2004, aproximadamente 3 milhões de pessoas morreram de fome. Os que mais sofrem com a fome são as crianças. Cerca de 16% das crianças norte-coreanas sofrem de desnutrição, o que contribui para as doenças, atrasa seu desenvolvimento e causa a mortalidade infantil em grande escala. Entre 1995 e 2005, as operações de emergência do Programa Mundial de Alimentos atenderam até um terço da população da Coreia do Norte. Mantendo sua política de “sem acesso, não há comida”, o Programa pôde melhorar sua distribuição de alimentos na Coreia do Norte, obtendo um acesso maior ao país.
Enquanto uma elite privilegiada, formada basicamente por militares, vive bem cuidada e tem suas necessidades atendidas em Pyongyang, o cuidado com a população que vive nas áreas mais afastadas do interior do país é negligenciado.

Pedidos de oração

• Louve ao Senhor porque muitas organizações têm enviado alimento ao país.
• Ore para que Deus coloque um fim à corrupção e ao aumento dos preços dos bens necessários à sobrevivência. Um quilo de arroz custa quase o dobro do salário médio de um trabalhador.
• Peça a Deus que dê uma boa colheita ao povo norte-coreano este ano e que os recursos sejam usados com sabedoria pelas autoridades.