quarta-feira, 2 de maio de 2012

18º DIA - REFUGIADOS NORTE-COREANOS NA COREIA DO SUL


Já fui jovem e agora sou velho, mas nunca vi o justo desamparado, nem seus filhos mendigando o pão. Salmo 37.25

Atualmente, cerca de 22 mil refugiados norte-coreanos vivem na Coreia do Sul. A maioria chegou ao país durante a grande fome que assolou a Coreia do Norte nos anos 90. Eles sofrem um grande choque cultural e, no princípio, têm muita dificuldade para conseguir um emprego, muitas vezes por discriminação. O governo sul-coreano tem centros de treinamento nos assentamentos de refugiados, com o objetivo de mostrar as diferenças entre a democracia capitalista do sul e a ditadura comunista do norte, amenizando dessa forma o forte choque cultural.
O governo sul-coreano desenvolveu um programa de reassentamento de dois meses, com um subsídio para que os refugiados se mantenham até que consigam seu auto-sustento. Acredita-se, porém, que uma grande porcentagem dos refugiados que chegaram ao país na década de 80 ainda depende desse subsídio do governo. Além disso, o governo tem trabalhado também para atender à demanda e às necessidades de jovens norte-coreanos em idade escolar, pois precisam se adaptar ao ensino das escolas sul-coreanas.

Pedidos de oração

• Agradeça a Deus pelo programa de reassentamento do governo sul-coreano, que tem ajudado milhares de fugitivos do norte.
• Peça a Deus que envie cristãos para trabalhar na ajuda aos fugitivos norte-coreanos, plantando em seus corações as sementes do evangelho.
• Ore para que os estudantes norte-coreanos se adaptem rapidamente ao método de ensino da Coreia do Sul e conheçam a história da Coreia e da humanidade, sem influências ideológicas. E que também conheçam o maior personagem da História, Jesus.