quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Dia 1 – Diferença coreana: um povo duas nações opostas


A fronteira mais bem guardada do mundo está na península coreana. Criada em 1953, sob o paralelo 38, com a assinatura do armistício que parou com a sangrenta guerra que dividiu definitivamente o povo coreano.
Observando a foto acima, pode-se notar esta diferença. Os dois são guardas da fronteira. Dois jovens coreanos divididos pela ideologia de cada lado. O sul-coreano usa uniforme de tecido sintético, recebe uma alimentação rica em nutrientes e realiza exercícios apropriados para capacitá-lo a ficar horas na posição de guarda. O norte-coreano é visivelmente desnutrido, os soldados se alimentam de uma ração distribuída pelo governo à base de arroz, batata e milho que não passa de 400 g por dia. Em média o norte-coreano é 5 cm menor e 10 kl a menos que o padrão mínimo do sul-coreano.
O lado sul, capitalista, demorou algumas décadas para se reerguer e hoje, é um dos maiores modelos de desenvolvimento no mundo. A liberdade é uma das maiores garantias que a população sul-coreana vivência. A presença do cristianismo na Coreia do Sul tem se tornado tão marcante no cotidiano local que é comum ver um cristão em qualquer segmento nacional. O censo de 2005 indicou que quase 30% da população sul-coreana é formada por cristãos. Onze das doze maiores igrejas do mundo estão na Coreia do Sul.
Em contra partida, do outro lado da fronteira, a realidade é exatamente oposta. Apesar de ter sido fundada por um filho de diáconos, a Coreia do Norte é hoje o país que mais persegue os cristãos em todo o mundo. Estima-se que 1 em cada 4 cristãos norte-coreanos está preso. A Bíblia é considerada um livro proibido e os cristãos inimigos do regime podem, até mesmo, sofrer execução pública.
A liberdade e a presença de Deus espelhadas no desenvolvimento da Coréia do Sul contrastam de uma maneira triste com a “encoberta” decadência norte-coreana.

Peça ao Senhor para que liberte a Coréia do Norte.
Ore por suas crianças, mulheres e idosos que são quem mais sofrem.
Ore pela igreja perseguida na Coréia do Norte.