quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Dia 2 – Decepcionante discurso do ditador Kim Jong Un




Ontem, dia 1º de janeiro, o jovem ditador Kim Jong Un, surpreendeu a todos ao aparecer na TV estatal, para um discurso! A última vez que um governante norte-coreano discursou no Ano Novo, foi seu avô Kim Il Sung, em 1994, ano em que morreu. Durante os 19 anos sob o regime de seu filho Kim Jong Il, todo o norte-coreano era obrigado a decorar as várias páginas do edital de Ano Novo. Porém, nunca, acabava ouvindo qualquer discurso.
Apesar da inovação, o atual Kim Jong Un não convenceu muito. Para o Ministério da Unificação, em Seul, o conteúdo do discurso não apresentou uma “nova política”, o discurso continua “preso à linha já existente” de acordo com nota divulgada.
A característica central da mensagem de Ano Novo foi a lembrança das comemorações do centenário de nascimento do avô fundador do regime e do primeiro aniversário da morte do pai, além do bem sucedido lançamento do satélite Unha-3 em dezembro último. Acontecimento muito explorado em seu discurso, a ponto do ditador repetir o slogan do projeto como inspiração para seu plano de desenvolvimento econômico global com base no “espírito que conquistou o espaço”.
Outros assuntos abordados foram as construções de uma usina e do complexo residencial e desportivo em Pyongyang, que aumentou as opções de lazer (para as autoridades e funcionários do governo).
Por fim, Kim Jong Un fez referências a reunificação e a uma melhoria no relacionamento com a vizinha Coreia do Sul, mas, não ofereceu nenhum compromisso que pudesse garantir a retomada do diálogo.
Em termos gerais, o discurso parece confirmar a postura política antiga com a mesma ênfase militar do governo passado, tentando prometer uma melhora econômica sustentada nas obras públicas que exaltam unicamente a “força” de um regime falido.
A crise alimentar que ainda persiste não foi sequer mencionada.
Os direitos humanos foram totalmente esquecidos, deixando a sombra da dura repressão e a ameaçadora penalização em algum campo de concentração como única “justiça” que ainda espera o povo norte-coreano, neste novo ano.

Ore pedindo a Deus que os olhos do povo da Coreia do Norte sejam abertos para ver a verdade dos maus tratos do governo.
Ore pedindo que o povo norte-coreano deseje ser livre da fome e do sofrimento em que vivem.
Peça ao Senhor por proteção a igreja perseguida norte-coreana.
Ore pela proteção dos inocentes na Coreia do Norte.
Ore pela transformação total do governo da Coreia do Norte e a sua salvação em Cristo Jesus.


Fonte: DailyNK