terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Dia 6 – Indisciplina militar aumenta na Coreia do Norte

Uma pesquisa feita pelo Instituto Coreano para a Unificação Nacional (KINU, sigla em inglês) constatou como um grave problema o alto índice de indisciplina entre os militares norte-coreanos. O fato vem se agravando desde a crise econômica de 1999, que resultou na morte de milhões de pessoas. A conseqüência dessa decepção resultou em relatos que mostram que é censo comum entre os militares dizer que irão “trabalhar duro” em prol do atual regime. Mas que na verdade as suas palavras tem sido diferentes das suas ações.

A pesquisa teve acesso a documentos internos que demonstram que questionar as resoluções do ditador, não executar totalmente as deliberações do Partido e a disputa por cargos individuais vitalícios apenas por interesse financeiros, são alguns exemplos do declínio da lealdade entre militares para com o regime de Pyongyang.

O relatório aponta também que a inadimplência e os crimes cometidos por militares, são decorrentes do alcoolismo, prática cada vez mais comum entre essa classe.

Noutro dado apresentado pelo instituto, consta que desde a subida no poder de Kim Jong Il, que colocou as questões militares como prioridade em seu governo, a corrupção tem ditado a direção do sistema.

Estes problemas da classe militar norte-coreana explicam a postura de morosidade que o regime tem tomado nos últimos anos, quanto a questão da unificação.

Além de revelar a fragilidade do alicerce do atual governo, a pesquisa traz a lume o provável motivo pelo qual os militares do Norte continuarão tentando sustentar seus privilégios, mesmo que independentemente do sofrimento da população.

Cabe saber até onde esta comodidade irá agüentar o inconformismo que vem crescendo entre o povo norte-coreano.

Peça ao Senhor que o arrependimento seja derramado entre o militares para que eles possam se unir a população civil e receber a libertação que há em Jesus, para toda a Coreia do Norte.

Fonte: Kim Tae Hong para DailyNK