terça-feira, 5 de abril de 2011

5º dia – Balões para Coreia do Norte

“A única coisa que está realmente faltando na Coreia do Norte, não é somente o alimento, mas a informação”, com esta frase o jornalista Mok Yong Jae inicia sua matéria sobre o envio de balões para a Coreia do Norte, contendo desde remédios, dinheiro, CDs, rádios, folhetos e até luvas para apanhar lenha.

De acordo com o artigo, existem muitas organizações que chegaram a desenvolver tecnologias de ponta para facilitar o envio desses balões, aumentando sua durabilidade e conservação da carga. Com os novos materiais desenvolvidos, alguns balões chegam a durar 10 horas no ar, podendo assim atingir qualquer ponto da superfície do país.

Atualmente, o governo sul-coreano tem incentivado a chamada “guerra psicológica” feita por meio de balões. Neles são enviadas informações sobre a ditadura que governa o país, notícias sobre os movimentos de democratização no mundo, sobre o desenvolvimento da Coreia do Sul, além de medicamentos e objetos de uso diário. Durante o período do natal já se criou o costume de enviar presentes, que são recebidos com alegria pela população que vive no norte. Recentemente foram adicionados rastreadores GPS nos balões, o que permite direciona-los de forma mais precisa.

Na mesma intensidade, organizações cristãs tem enviado panfletos evangelísticos, unidades de CDs e DVDs com músicas, pregações e vídeos com todo o tipo de mensagens que levam a palavra de Deus ao povo norte-coreano.


Ore para o envio de balões seja uma ferramenta eficaz para levar a palavra de salvação ao povo norte-coreano.

Fonte: Mok Yong Jae - DailyNK