sábado, 7 de janeiro de 2012

Dia 7 - Bons samaritanos para a Coreia do Norte

Talvez poucos saibam, mas os refugiados norte-coreanos quando finalmente experimentam um pouco da liberdade que se vive na Coreia do Sul, acabam passando por um complicado processo de adaptação. A diferença cultural é tão drástica entre as duas Coréias, que muitos refugiados necessitam de acompanhamento contínuo em coisas básicas do cotidiano, desde ajuda para andar de metrô, usar o cartão de crédito ou comprar num shopping. Coisas corriqueiras para nós, mas tremendamente confusas para pessoas que viveram toda uma vida debaixo de esmagadora repressão.

Para os jovens essa adaptação é ainda mais traumática. Como o ensino na Coreia do Norte é direcionado e opressor, os refugiados em idade escolar sentem muita dificuldade em relação aos estudos na Coreia do Sul, que são mais avançados e estimulam a competitividade. Para ajudar estes estudantes, alguns jovens sul-coreanos têm servido de amparo para esta adaptação.

Uma ajuda que geralmente acaba indo mais além do que apenas nos estudos. Esses jovens “samaritanos” se tornam amparo vital para outras áreas da vida. Como um simples acompanhamento numa ida ao médico. Ultimamente, tem aumentado os casos de refugiados com tuberculose e hepatite, devido às más condições em que viviam. Outros samaritanos se tornam fundamentais para adaptar-se a um mercado de trabalho totalmente novo e inimaginável. Até mesmo na vida sentimental, substituindo o papel de pai e mãe muitas vezes, já que para alguns o preço da liberdade custou à vida dos familiares. Há ainda o auxílio mais profundo (psico-moral) e essencial, principalmente para aqueles que sofreram com o tráfico humano, que deixou cicatrizes físicas e emocionais.

Agradeça a Deus pela vida desses “samaritanos” e peça para que eles possam ajudar ainda mais norte-coreanos.

Clame ao Senhor para que aconteçam mais iniciativas como essa.

Clame a Deus pela liberdade em Cristo para a Coreia do Norte.

Fonte: Hwang Chang Hyun para DailyNK