quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Dia 5 – Coreia do Norte isola o país do resto do mundo

A Coreia do Norte está internamente agitada após o encerramento do período de luto. Para fora o país está incomunicável. De acordo com fontes, na fronteira com a China não há movimento de pessoas.

O patrulhamento aumentou consideravelmente e não tem sido divulgado nenhum tipo de incidente.

Os celulares estão bloqueados para ligações interurbanas internacionais.

A comunicação por rádio está sendo rigorosamente monitorada.

Em parte, isso se deve a um período conhecido como “Estudo do Edital de Ano Novo”, um documento elaborado pelo governo contendo todas as obrigações que a população deve seguir para o ano que se inicia. Este deve ser o mais importante da história, por ser comemorado em 2012 o centésimo ano de nascimento do criador do estado norte-coreano, Kim Il Sung, e, o início do governo de seu neto Kim Jong Un, empossado após a morte de seu pai em dezembro último.

Como era de se esperar, as autoridades estão forçando um ambiente de apreensão para reprimir qualquer manifestação que se oponha ao novo governo. Apesar de não divulgado os detalhes, aparentemente houve algumas insurreições em cidades no interior do país. O que se sabe é que o governo já está caçando qualquer cidadão que não demonstrou lamento suficiente, ou faltou a alguma cerimônia, no período de luto.

Para aumentar o clima de pesar, alguns dias antes do cortejo fúnebre, foi anunciado que a multidão que estaria presente em todo o trajeto não deveria usar cachecol, chapéu ou luvas. Um grupo de universitários foram selecionados para estarem em meio a multidão vigiando quaisquer um que não demonstrasse sentimentos ou que estivesse usando alguma proteção contra o frio que havia sido proibida. A temperatura em Pyongyang no dia do cortejo era de menos dois graus (-2,4º) e com chuva.

Mesmo assim, algumas pessoas já estão sendo presas, incluindo funcionários de alto escalão, com a desculpa de não terem obedecido a risca as ordens do regime.

Peça a Deus para interferir no caso das pessoas que estão sendo presas injustamente. Peça que isso acabe.


Ore pedindo para que caia a mascara desse novo regime e sua fragilidade se torne evidente.

Clame ao Senhor para que a Graça e a Salvação de Deus finalmente se manifestem na Coreia do Norte.

Fonte: Lee Seok Young para DailyNK