segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dia 2 – Presidente sul-coreano faz apelo para a unificação


Durante a abertura da Assembléia Nacional do parlamento da Coreia do Sul, que ocorreu há poucas horas atrás, em Seul, o presidente Lee Myunk Bak fez um inesperado pronunciamento. Ele declarou: “A península coreana está passando por um importante ponto de virada”.
Em seu discurso, Lee convocou os parlamentares sul-coreanos para se concentrarem na “missão histórica” pela unificação, deixando de lado suas divisões partidárias e trabalharem juntos para esse fim. Para a Coreia do Norte, o presidente Lee apelou para que o regime de Pyongyang seguisse o exemplo de Mianmar que tomou “um caminho pela abertura”, para isso, prometeu o total apoio da Coreia do Sul e da comunidade internacional. Questões como os abusos dos direitos humanos e os armamentos nucleares foram considerados como preocupações internacionais, que deverão ser coordenadas em conjunto com outros países. “A unificação pacífica é a missão histórica de nossa geração e agora estamos nos preparando para que isso ocorra rapidamente”, acrescentou o presidente. Ao finalizar, Lee Myunk Bak enfatizou que a Coreia do Norte deve colaborar com a comunidade internacional o mais rápido possível para salvar seu país, tendo o auxílio e experiência bem sucedida da irmã Coreia do Sul.
A Coreia do Norte está passando por uma crise sem precedentes e este posicionamento da Coreia do Sul torna claro a única saída para que o Norte não entre num novo colapso.

Ore para que a unificação coreana ocorra.
Peça a Deus para que esta esperança seja bem aceita pelos governantes do Norte.
Ore para que a salvação em Jesus chegue a toda a população norte-coreana.

Fonte: Cho Jonk Ik para DailyNK