sábado, 21 de abril de 2012

7º DIA - A EDUCAÇÃO NORTE-COREANA


Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles. Provérbios 22.6

O versículo de Provérbios explica com muita clareza como um regime ditatorial consegue se manter no poder por anos e até décadas. Os governantes ditatoriais do século, tanto de extrema esquerda quanto de extrema direita, entenderam muito bem a importância de se investir na educação de crianças e jovens, doutrinando-os de acordo com seus interesses.
Uma sociedade analfabeta é um grande obstáculo à construção de uma nação com sólidas bases ideológicas. Por isso, após chegar ao poder, em 1945, Kim Il Sung iniciou uma campanha de alfabetização que tinha como objetivo acabar com o analfabetismo, que atingia 2,3 milhões de pessoas. Ao final de 1949, o objetivo havia sido alcançado. Como em todos os países comunistas, a educação norte-coreana tem sua metodologia baseada na política e ideologia do estado, que, no caso da Coreia do Norte, é um ensino ligado à ideologia Juche.
Os dois maiores centros de estudos do país estão em Pyongyang. O primeiro é a universidade Kim Il Sung, fundada em 1946. É uma universidade de elite e a única no país com diplomas “válidos” de bacharel, mestrado e doutorado; um dos seus critérios de avaliação é o político. O segundo é o Palácio de Estudos do Povo, criado em 1982, uma espécie de biblioteca que pode abrigar até 12 mil pessoas e contém mais de 30 milhões de livros, administrados por um moderno sistema de computadores.
Nos últimos anos, muitos professores de Língua Inglesa cristãos têm tido a oportunidade de trabalhar em universidades do país e, dessa forma, passar o amor de Cristo aos norte-coreanos.

Pedidos de oração

• Agradeça a Deus pela vida de professores estrangeiros que, tendo a oportunidade de trabalhar no país, compartilhem de seu amor com os norte-coreanos.
• Ore para que Deus abra as fronteiras do conhecimento aos norte-coreanos e para que, através do contato com outras culturas, tenham um encontro pessoal com Cristo.
• Peça a Deus que os pais cristãos possam criar seus filhos nos caminhos do Senhor e que o falso ensinamento feito nas escolas norte-coreanas não entre nos corações das crianças.