quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Dia 7 – Onda Coreana: uma motivação para muitos

Não é novidade que a cultura sul-coreana é amplamente cultivada pelos norte-coreanos, mesmo que às ocultas. Entretanto, atualmente externar esta influência tem sido cada vez mais comum, principalmente entre os jovens. E, não há mais como esconder o impacto que a cultura sul-coreana vem exercendo na Coreia do Norte, por meio de seus dramas de TV, filmes ou músicas. Esta crescente influência está sendo chamada de “onda coreana”.

Agora, a fuga de nove desertores para o Japão confirmou um dado que exemplifica a importância da cultura do sul para os vizinhos do Norte. Todos foram diretamente influenciados por dramas ou filmes sul-coreanos e admitiram terem sido motivados pelas imagens de liberdade que fazem parte do dia a dia na Coreia do Sul.

Eles confirmaram, junto a outros relatos dos vários refugiados que têm deixado a Coreia do Norte diariamente, que a liberdade de expressão e a oportunidade de sustento garantido, comum a qualquer jovem do Sul, foram as reais motivações para fuga.

Uma refugiada lembrou que há nove anos ela assistiu um filme sul-coreano que dramatizou uma fuga feita por um pequeno barco de pesca, motivada pelo que viu a jovem, hoje com 25 anos, conseguiu a liberdade da mesma forma.

Houve, ainda, o caso de um outro refugiado que passou um ano e meio preso em um campo de reeducação, por ter sido pego assistindo a um programa de TV sul-coreano. E isso o motivou, ainda mais, para querer a liberdade assim que foi solto.

Entre os refugiados está Su Jeong Ok, que era um dos cidadãos mais ricos, antes de sua deserção, de Hyesan (uma importante cidade próxima na fronteira com a China). Ele explicou que os filmes sul-coreanos o incentivaram a vencer até mesmo o medo. Relatou, também, que só em pensar como era a vida na Coreia do Sul, mostrada através do que assistiu a vontade de ir se tornava tão forte que no dia da sua fuga, já não sentia mais medo.

Estes relatos mostram que a influência da “onda coreana” está crescendo em relação aos anos anteriores. O que pode ser tido como ótima oportunidade para a Coreia do Sul intensificar o apelo pela liberdade em sua programação.


Ore a Deus para que Ele esteja usando esta onda coreana.

Peça para que a igreja sul-coreana esteja participando e impulsionando ainda mais esta onda, propagando o Evangelho que traz libertação.


Fonte: King Mi Jin para DailyNK