domingo, 4 de março de 2012

Dia 4 – Orai pelas autoridades norte-coreanas

Em seu recente artigo, a jornalista japonesa Naoko Aoki que foi correspondente em Pequim, de onde visitou a Coreia do Norte dezoito vezes, comentou sobre um futuro incerto para o governo de Kim Jong Un. Ela disse que o novo governante pode impulsionar uma abertura política, já que ele mesmo estudou na Suíça. Com esse contato com o Ocidente, muitos observadores esperam um governo mais liberal e progressista. Diz a jornalista ainda que, vale lembrar, Pol Pot o líder comunista do Camboja que matou 20% da população de seu país, estudou na França quando jovem, e, ainda Charles Taylor, ditador da Libéria que deixou seu país após uma sangrenta guerra civil, se graduou numa universidade nos EUA.

Entretanto, com a morte repentina do ex-ditador Kim Jong Il, o regime norte-coreano tem enfaticamente pronunciado que não haverá mudanças. O país continua isolado até acabar os 100 dias de luto. As punições para quem é pego tentando atravessar a fronteira com a China estão mais severas e as comunicações com o mundo exterior ainda estão bloqueadas. Aparentemente, o governo de Kim Jong Un é feito através de um tipo de regência entre parentes e outras autoridades que comandam o país desde o tempo de seu avô.

Recentemente foi revelado pela Open Radio for North Korea, que Kim Jong Un passou por 6 cirurgias plásticas antes de aparecer em público pela primeira vez em 2009. Isso aconteceu para que sua fisionomia fosse o mais semelhante possível ao do avô Kim Il Sung. Já que um dos maiores alicerces que se percebe internamente na Coreia do Norte, é a idolatria a imagem de Kim Il Sung, a semelhança física com o avô aproximaria Kim Jong Un da aceitação popular e solidificaria a sucessão. Até mesmo nos trejeitos, como a forma de bater as mãos, são propositadamente similares.

Mesmo assim, a população de modo geral, considera seu governante inexperiente. Apesar de tudo isso, o inesperado acordo assinado com os EUA, demonstra que o reconhecimento da necessidade de mudança deve ser tomado, para evitar um futuro desastroso para a nação norte-coreana. Somente o tempo vai mostrar se Kim Jong Un será capaz de manter, através de verdadeiras mudanças, sua direção.

Ore para que Deus continue interferindo na Coreia do Norte, trazendo mudanças reais em direção da liberdade de pensamento e religiosidade.

Ore pela salvação dos governantes da Coreia do Norte.

Fonte: Naoko Aoki para World Affairs e Ha Tae-Kyoung para Open Radio for North Korea