sábado, 4 de fevereiro de 2012

Dia 4 – Coreia do Norte: reino dividido não subsiste

Umas das primeiras medidas tomadas pelo novo governante, Kim Jong Un, foi exigir maior lealdade ao regime para as comemorações do centenário de nascimento do avô e fundador da Coreia do Norte, Kim Il Sung.

Para tal, o novo governante delegou maiores poderes a Agencia de Segurança Nacional, com o intuito de investigar “desertores” que cruzam a fronteira com a China, em busca de alimento e mercadorias. No entanto, a guarda da fronteira é de responsabilidade do Ministério de Segurança Popular, reconhecida como uma instituição severa, porém passível de receber suborno e, até mesmo, incentivar o mercado negro.

O resultado, seria uma já considerada “guerra” entre esses órgãos do governo. Como a corrupção é algo evidente no regime, ambas as agências estão caçando e denunciando funcionários que praticaram atos ilegais no órgão rival, o que gerou um conflito interno sem precedentes.

Como se não bastasse esse conflito interno, para maior garantia de lealdade, não somente serão presos aqueles que desobedecerem atravessando a fronteira para China, mas também todos os seus familiares.

Ore para que os olhos do povo sejam abertos para ver a injustiça ao seu redor.

Ore para que a maldição se transforme em benção e esse conflito interno se transforme ao favor do povo norte-coreano.

Peça proteção em favor da igreja perseguida na Coreia do Norte, bem como de toda a população que tem reagido à opressão.

Fonte: Choi Song Min para Daily NK