quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Dia 7 – 15 anos depois refugiado norte-coreano ainda espera por esposa e filho


Kim Man-Soo fugiu a 15 anos da Coreia do Norte, ao invés de atravessar o Rio Tunem, ele preferiu se arriscar pelos congelantes desfiladeiros russos e ir até a Sibéria. Atraído pela promessa dos altos salários que ganharia por lá.
Man-Soo deixou sua jovem esposa grávida em sua terra natal, para ganhar dinheiro cortando árvores no longínquo campo de Tynda. O trabalho era exaustivo, durante um período de cinco anos consecutivos, chegava a trabalhar 15 horas por dia. Além de extremamente perigoso, as condições precárias de segurança dizimavam centenas de trabalhadores periodicamente. Ele conta que certa vez, uma árvore caiu sobre 10 trabalhadores e todos morreram.
Durante os anos que Man-Soo passou trabalhando na Sibéria, todo o dinheiro extra que conseguia era enviado para a esposa, por meio de algum norte-coreano que retornava para seu país, ou para pagar um suborno para que as autoridades locais não o levassem para ser repatriado. A madeireira pagava seu salário em forma de comprovantes que ele receberia posteriormente, quando percebeu que já havia juntado U$3.000,00, resolveu trocar seus comprovantes para retornar a Coreia do Norte. Para a sua surpresa, o escritório da madeireira simplesmente não pagou, alegando ter enviado todo o valor do seu salário para a Coreia do Norte. Roubado e desiludido, resolveu fugir e conseguiu chegar até a Coreia do Sul pelo programa de refugiados da ONU. Agora espera por sua esposa e filho, que ele ainda nem conhece, e que há pouco tempo, soube, conseguiram fugir.
A triste história de Kim Man-Soo é somente mais uma dentre outras tantas, muitas vezes até aterrorizadoras e sempre traumáticas, sobre refugiados que decidem se libertar da opressão do regime de Pyongyang. Desde o período da grande fome de 1990, já fugiram milhares de norte-coreanos. Mesmo tendo a Coreia do Sul como destino, muitas vezes, acabam na China onde existem cerca de 20 a 30 mil “desertores” que permanecem no país por falta de dinheiro para prosseguir a viagem.

Ore para que os desertores cheguem a seu destino com segurança e, que na liberdade, possam ouvir falar de Jesus.
Ore para que Deus se aproxime desses desertores na sua angustia.
Ore pela segurança dos cristãos da Coreia do Norte.
Ore pelo fim da cegueira do povo norte-coreano.


Fonte: Ilbo Chosun