domingo, 22 de abril de 2012

8º DIA - AS RELAÇÕES DA COREIA DO NORTE COM A COREIA DO SUL


Eu me tornei pastor do rebanho destinado à matança, os oprimidos do rebanho. Então peguei duas varas e chamei a uma Favor e a outra União, e com elas pastoreei o rebanho. Zacarias 11.7

Desde a criação da Assembleia Geral da ONU, em 1945, a questão da Coreia tem sido discutida pelas grandes potências. Da década de 1970 aos anos 2000, houve várias tentativas, de ambos os governos – do norte e do sul – de tentar uma reaproximação e até uma possível reunificação. Declarações conjuntas foram criadas com esse propósito, mas infelizmente todas as tentativas foram frustradas. No entanto, após os acordos de 2000 entre o então presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-Il, e o da Coreia do Sul, Kim Dae Jung, foi possível que familiares separados pela guerra pudessem se reencontrar.
Nos últimos anos as relações entre as Coreias não melhoraram muito, ao contrário, ficaram mais fragilizadas. O sul tem adotado uma política mais moderada, mas de sanções ao norte, devido ao desenvolvimento de seu programa nuclear; enquanto isso, o norte tem endurecido seu discurso militarista e ameaçador. Desde 2003 está em desenvolvimento um complexo industrial na cidade de Kaesong, na Coreia do Norte, com a cooperação financeira da Coreia do Sul.

Pedidos de oração

• Louve a Deus pela possibilidade que sempre existiu de uma melhora nas relações entre as Coreias e de uma paz duradoura.
• Ore para que a verdadeira paz seja encontrada por ambos os países em Cristo Jesus.
• Peça a Deus que, através do reencontro de familiares do sul e do norte, o evangelho seja compartilhado.