segunda-feira, 4 de junho de 2012

Dia 4 - ONG cristã pede libertação de ativista coreano preso na China


A ONG cristã Christian Solidarity Worldwide (CSW), que atua em favor da liberdade religiosa, está preocupada com o bem-estar de Kim Young Hwan, um ativista sul-coreano que trabalha para a democracia e os direitos humanos na Coreia do Norte, e três de seus colegas, depois que eles foram presos na China em 29 de março. A ONG pede às autoridades chinesas para liberá-los.
Kim Young Hwan entrou na China em 23 de março, uma semana mais tarde, depois de perder contato com ele, sua família denunciou seu desaparecimento ao Ministério Sul-Coreano para Negócios Estrangeiros. Autoridades sul-coreanas descobriram que em 29 de março, ele havia sido detido pelas autoridades chinesas, juntamente com três de seus colegas enquanto visitava a província de Liaoning, na fronteira com a Coréia do Norte.
Até agora pouca explicação foi dada pela detenção do Sr. Kim e de seus colegas, embora o Ministério das Relações Exteriores Sul-Coreano foi informado de que eles haviam sido acusados ​​de "crimes de ameaça à segurança nacional". Como tem sido negado o acesso aos funcionários da embaixada ou um advogado ao grupo, tem sido difícil de avaliar a razão exata de sua prisão.
Kim tem sido ativo no lobby pelos direitos humanos na Coreia do Norte desde a década de 1990 e há alguma preocupação de que essa prisão pode ter sido orquestrada a pedido das autoridades norte-coreanas. Em sua prisão, os agentes de segurança chineses levaram para a cidade de Dandong, localizado na fronteira com a Coreia do Norte, ao invés de Shenyang, a capital da província de Liaoning. 
Funcionários norte-coreanos da Agência de Segurança Nacional e do Departamento Geral de Reconhecimento, que é responsável por tarefas de espionagem dirigida contra a Coréia do Sul, freqüentemente operam fora de Dandong.
Diretor de Advocacia da CSW, Andrew Johnston, disse: 

"A CSW pede a libertação imediata e incondicional de Kim Young Hwan e seus colegas. Sua detenção, sem acesso a assistência jurídica ou consular, é uma violação do direito internacional, e as acusações contra eles são vagos e sem base. É claro que eles são alvos por causa de seu ativismo pelos direitos humanos na Coreia do Norte."

Ore pela libertação de Kim Young Hwan e de seus colegas.
Ore pelo ministério dele junto aos direitos humanos da Coreia do Norte.
Ore pela libertação da Coreia do Norte.